22 de maio de 2013

315


Aprendi a cuidar de coisas vivas com os 8.738 animais de estimação que tive. Eu fui alguém que durante boa parte da vida, vivi num sítio rodeada de cavalos, vacas, coelhos, gatos, cachorros, hamsters, capivaras e até macaco. Aprendi o que era morte quando meu macaquinho sagui mico morreu no inverno. Mas bem antes disto, aprendi o que era vida...muita vida! De diferentes formas, e que a gente tinha que ter respeito e cuidado com todas. Depois disto foi minha avó, que cuidei muito nos últimos anos, e que passei o bastão lindamente pro meu irmão quando mudei de cidade. Deu trabalho, mas eu sabia o caminho. Hoje continuo aprendendo o processo da vida com Tina, Ruan e Cao, meus bichos domados pelas minhas experiências, cada qual com seu instinto e vontade. São muito diferentes. Posso fazer uma tese de como um bicho tem personalidade própria, e é sim, como criança, fruto da convivência da gente.. Tina tá bem velhinha, está na curva descendente, e quem conviveu com seres mais velhos, sabe que é assim mesmo. Hoje, depois de 11 horas de trabalho, passo no mercado pra fazer comida especial pra ela, porque senão não come. É assim, não é favor, é dever de ser humano, de amor e de pessoas que assumem suas responsabilidades. Aprendi na infância que deveria ser assim, e que é este é o significado de tudo, antes da cortina fechar pra abrir outro espetáculo. Entendendo cada momento, sem pular as partes difíceis. Existe beleza nisto também.

Nenhum comentário: