4 de março de 2011

263

Aprendizado, no caso o meu.

Sempre julguei (sim a gente julga) que a geração que veio atrás da minha, nunca soube lutar. Pensar a longo prazo, médio prazo, qualquer coisa que não fosse agora!

Sim, sempre julguei que a geração que veio só se preocupava com prazeres imediatos. Incapazes de elaborar um objetivo e começar a planejá-lo antes. Achei que era falta de garra, de vontade. Basta pedir da forma certa, com um beicinho ou um sorriso no momento certo.

Ontem alguém me disse: Joice não é isto, eles simplesmente não foram treinados, simplesmente desconhecem.

Agarrar com unhas e dentes qualquer tentativa de chance. Só existiriam as oportunidades que eu mesma criasse. Me ensinaram a batalhar até o fim. Nunca achei que tinha o mundo aos meus pés. Me submeti ao trabalho pesado, as formas tortuosas, ao que fosse necessário. Minha mãe me fez indignada. Batalhei até pelo mais simples elogio.

Mas o que ontem eu considerava preguiça, hoje considero diferente. Pessoas que hoje são pais, tentaram dar aos seus filhos todas as oportunidades que não tiveram. Uma tentativa de encurtar caminho pra chegar mais longe.

E sem querer, aconteceu um efeito estranho..a tal falta de treinamento. O erro foi nosso.

Nenhum comentário: