27 de julho de 2013

324


Isto eu escrevi em 2 de janeiro de 2008, e poderia ter sido hoje, porque penso exatamente igual. Quando tudo falhar meu plano B é ir pra algum lugar esquecido como voluntária. O plano C é aprender a escrever...Ler e refletir em algum lugar também perdido no mundo. O certo é que vou me perder. De algumas certezas que tenho na vida: Filosofia não envelhece.

......


E graças a DEUS chegou 2008. Não gosto de nomear DEUS. Não por dizer em vão. Mas porque é a gente que faz as escolhas. Botar em nome de DEUS é como se eximir de culpas ou méritos. 3 DEUS NUM PARÁGRAFO! Agora 4. Acredito em gente, antes de acreditar em DEUS.

5.

Vi estes dias um filme chamado CONFIDENCIAL. Sobre como foi escrito A SANGUE FRIO de Truman Capote. Apesar do meu amigo Carlos não ter assistido e já odiar, amei.

Tem um final lindo, onde uma amiga de Truman, que obviamente não lembro o nome, resume o processo de um escritor, e por conseqüência de seres criativos.

Nas minhas palavras:
O escritor que entrega a sua alma a uma obra morre um pouco a cada livro. É como se tivesse uma cota pra cada um, e ali ficasse um pedaço imortalizado. Disse também que a gente não escolhe a quem amar, é como ser refém, sem escolhas. Por isto ninguém pode ser criticado pelos seus amores.

Me sinto assim, refém, menos pulsante a cada entrega. Como se parte fosse embora. Até virar palavras do passado, pra se construir o futuro de outro..

Droga, no filme o texto era infinitamente melhor...então melhor assistir.

Nunca tive uma infindável agenda de pessoas que amo. Sempre tive pessoas pelas quais daria literalmente qualquer coisa pra ver sorrir. Poucas estavam à distância de um abraço. Passei a virada com algumas, que se dispõe a estar presentes pra sempre.

Sempre é uma palavra forte. Adoro sempre, repito sempre sempre. Nunca em vão. Quando eu falar sempre significa pra sempre. Movo montanhas pra manter o sempre. Respeite meu sempre, porque ele tem o real significado do dicionário, mesmo que mude o tempo, o lugar. Tem coisas pra sempre, por mais que só poucas pessoas acreditem. Faço do meu sempre um pouco de arte, e por isto, cada vez que repito, me entrego e perco um pouquinho de mim.

O sempre no real sentido filosófico das idéias. Não o emburrecido sempre, como coisas imutáveis. O sempre evolui e cresce. Sim sempre cresce, a idéia fica maior do que o autor. Quando isto acontece, talvez seja hora de ir embora. Mesmo assim o teu sempre permanece. O sempre te escolhe. Só resta a você carregá-lo enquanto viver. O Sempre é imortal.

.............

Diria eu hoje, o sempre é o desejo de que seja imortal. De certo mesmo, só palavras podem ser imortais, e a gente escreve pra que se transforme num documento, que possa ser consultado, que atravesse anos. Por isto gosto do que está escrito, é a forma de dizer para os outros que não é da boca pra fora.

A verdade é que cada um usa as palavras como quer.



Nenhum comentário: