20 de julho de 2008

41

Se fala tanto em agressões e impessoalidade que a gente acaba esquecendo o quanto de gentileza existe por aí. De anônimos que não aparecem, nem são louvados por isto. A Vó tem 96 anos, mora sozinha e tenho certeza, deve ser vista aqui no bairro como um personagem de histórias em quadrinhos. Sempre chega para os almoços de domingo falando dos desconhecidos que encontrou pelo caminho. Gente que ela cumprimenta todos os dias, nas lojas, super, no topo das escadas rolantes. Sim, que ajudam ela....tem fobia de escada rolante.

Uma vez, depois de tantas, tentei ensinar como se entrava na escada. Só dizia pra observar os pés e fazer igual. Não conseguia, a fila atrás se formava. Cada um dava opinião. A maioria comentava que eu devia deixar isto de lado e carregar ela pela mão. Tentava argumentar: Precisa aprender! Sim, pra mim ela tem de fazer sozinha. Acabou praticamente pulando atrás de mim. Até que eu explicasse que nem sempre se tratava só de ajudar, teria recebido um ovo recém comprado na testa.

Se ela fosse tratada como uma senhora de 96 anos com todos os confortos da idade, certamente já estaria morta.

Me vejo sempre jovem, jovem calejada talvez. As pessoas vêem no tempo falta de renovação. Ás vezes é, só às vezes..

Estes “alguéns” talvez nunca tenham colocado seus limites à prova, talvez escapem de uma situação difícil, ou simplesmente reneguem se manter integro dia após dia. Sim, só se descobre com o tempo. O resto é chute, de quem joga com a juventude como bem maior. Sinto muito, não é.

A gente acorda sempre sendo testado, como final de campeonato.

A vó faz isto há 96 anos. E mesmo assim até hoje, tenta exorcizar o medo. Por isto é uma garotona que esqueceu dos cabelos brancos. Qualquer um tem muito a aprender com isto.

Ontem dia de comilança...
Hoje dia de chocolate quente na cama...
Em qualquer uma das ocasiões, se vista com o melhor de você.
É assim que eu faço, às vezes alguém percebe, mas o importante ainda é..

Eu percebo.


“Somos o que fazemos repetidas vezes...portanto a virtude não é um ato, mas um hábito.”...frase maravilhosa esta..não me canso de repetir.

Nenhum comentário: